sábado, 4 de abril de 2015

Folar (o verdadeiro)

Ingredientes:
500 g de farinha
150 g de toucinho entremeado
150 g de presunto
150 g de salpicão
150 g de manteiga
40 g de azeite
6 ovos + 1 gema
1 saqueta de fermento seco de padeiro
1 pitada de sal
Óleo para untar
Farinha para polvilhar

Preparação:
Deite os ovos para uma taça grande, junte a manteiga, o azeite, a pitada de sal, a farinha e o fermento e amasse bem, durante 5-10 minutos (pode usar a batedeira elétrica). Se for necessário, polvilhe com mais um pouco de farinha para a massa descolar da taça.
Retire depois a massa, polvilhe-a com farinha, enrole-a e coloque-a num recipiente também polvilhado com farinha (pode ser na mesma taça). Faça um corte em cruz por cima, polvilhe novamente com farinha, cubra com um pano húmido e deixe levedar até ficar com o dobro do tamanho.
Ligue o forno a 180 graus. Retire o couro ao presunto e ao toucinho e corte-os em pedaços pequenos. Corte o salpicão em rodelas. Estenda a massa, disponha-lhe as carnes por cima, amasse novamente, coloque numa forma redonda untada com óleo e deixe levedar mais 10 minutos. Pincele depois com a gema batida, leve ao forno cerca de 45 minutos. Verifique a cozedura com um palito e, se já estiver cozido, retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e coma. Ofereça. Partilhe

O meu ficou muito bonito. Uma Páscoa Feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário